Irreverência, humor, criatividade, non-sense, ousadia, experimentalismo. Mas tudo pode aparecer aqui. E as coisas sérias também. O futuro dirá se valeu a pena...ou melhor seria ter estado quietinho, preso por uma camisa de forças!
Quinta-feira, 17 de Julho de 2008
Recordando...As vocações

 

Aqui está mais um texto dos primórdios do Eu sou louco!

Este foi escrito em 12 de Março de 2005.

 

 

Um dos meus dramas pessoais, uma das minhas angústias existenciais é nunca ter descoberto em mim nenhuma vocação especial.
Tenho jeito para isto e para aquilo, mas não sou verdadeiramente bom em coisa nenhuma.
Costumo dizer, meio a sério e meio a brincar (se calhar bem mais a sério que a brincar) que sou engenheiro por formação mas não por vocação.
E ao fim de mais de meio século de vida continuo sem saber exactamente o que gostaria de ser ou fazer.
E tenho a certeza que a maior parte das pessoas estão como eu.
Isto vai-se ultrapassando com o trabalho, o estudo, o exercitar dos vários leves talentos que se possui para uma ou outras actividades mas, no fundo, bem no fundo, acho que tenho uma tremenda inveja dos que nasceram com um dom, um gift, uma dádiva.
Os que tem a vocação da escrita, das artes plásticas, da música, da representação, da dança, das matemáticas, da investigação, da destreza manual, da prática desportiva, da oratória, da argúcia argumentativa, da culinária, da inventiva, do humor, da sedução, da religiosidade, da solidariedade, da cirurgia, enfim de muitas outras coisas, inclusivamente o talento de não gostar de fazer nada e saber viver de expedientes, não sabem a sorte que tem.
Quasi desde a infância que tem o caminho traçado. Basta uma boa dose de dedicação àquilo para que foram fadados. Muito trabalho, também, se quiserem atingir o cume da montanha, mas sabem por onde ir.
Os outros, como eu, andamos perdidos, muitas vezes até à morte, sem sabermos nunca qual o trilho que deveríamos ter seguido ou em que actividade nos sentiríamos realizados pois, no fundo, nunca nos sentimos completamente bem com aquilo que executamos. Há sempre outra coisa que gostaríamos de ter feito ou de fazer.
Apesar de tudo, ainda espero um dia vir a descobrir qual a minha vocação. É uma ilusão, não é? Mas deixem-me viver com ela, por favor!
Será que é esta longa e permanente ansiedade, escondida nas profundezas do meu eu, mas que emerge quando se fica algures no percurso até uma nova meta, que me leva por vezes a gritar:
Eu sou louco!?



publicado por António às 22:07
link do post | comentar | favorito

12 comentários:
De leonoreta a 18 de Julho de 2008 às 14:27
ola antonio
na verdade a maior parte das pessoas estao como tu: sao formadas mas nao vocacionadas.
excluo-me com toda a imodestia porque, por entre as varias coisas que experimentei, de formação, tive a oportunidade de escolher a minha vocaçao.
contudo, verochio dizia que so por si o talento nao vale nada e aqui, vale a formaçao.
obrigado pela visita. ja te vi.
beijinhos


De António a 18 de Julho de 2008 às 14:47
Querida Leonor!
E não terás um talento desconhecido que possivelmente nunca virás a descobrir?

Beijinhos


De leonoreta a 18 de Julho de 2008 às 16:12
tenho sim senhor
e ja o descobri ha muito tempo. a ele me dedico para viver.
é sonhar na escrita.


De António a 18 de Julho de 2008 às 18:57
Eu tinha pensado nesse...
Mas não terás um verdadeiramente desconhecido?
Já pensaste em tocar clarinete, por exemplo?
E cantar?

Beijinhos


De leonoreta a 18 de Julho de 2008 às 20:58
nao.
por acaso nao.
ja experimentei muita coisa. mas e claro, tu falas num dom desconhecido, o que significa que ainda poderei descobrir. deixas a coisa em aberto....
sei o que nao consigo fazer definitivamente e uma delas... tenho tanta pena... mas treinei, treinei.... meu deus, o que eu treinei.... e nada.
assobiar com dois dedos debaixo da lingua.
ai que pena.
beijinhos


De António a 18 de Julho de 2008 às 21:36
Deixa lá que eu também nunca consegui isso!
Mas desisti à 3ª tentativa...ah ah ah

Beijinhos


De Eli a 18 de Julho de 2008 às 14:50
Sabes, talvez não tenhas reparado, mas ser bom em muitas coisas e ter a capacidade de ser formado sem estar vocacionado para tal pode ser uma verdadeira vocação. Nunca pensaste que o teu olhar sobre a tua vida na parte do "fazaer" é que pode estar um pouco errado?!

Não ponhas sempre tudo em causa. Podes fazê-lo, mas depois liberta-te e vive sem catalogar tudo com "porquês"! Loucos somos todos os que ousamos aprendemos e continuamos a insistir em ousar e em errar muitas vezes mesmo sem aprender o que os outros gostariam!

Muita força!!!

:))


De António a 18 de Julho de 2008 às 15:00
Olá, minha querida!
Eu não vivo obsecado por não me sentir com nenhuma vocação especial.
Saber viver é quanto me basta, mas...ter um gift seria tão giro!

Beijinhos


De Paula Raposo a 19 de Julho de 2008 às 20:38
Vou dizer-te qual a tua vocação!! És um sedutor...chega??!!Beijinhos meu querido.


De António a 19 de Julho de 2008 às 21:47
ah ah ah
Agora fizeste-me rir, Paulinha!
Até me sinto o Casanova....

Beijinhos


De wind a 20 de Julho de 2008 às 12:51
Bem por fim consigo comentar.
O que escreveste é muito mais sério do que se pensa.
Há centenas e centenas de pessoas que fazem o trabalho, para no fim do mês terem o dinheiro, não por gostarem do que fazem
quanto a ti, tem cama que pelo menos um dom tens :o de escrever:)
Beijos


De António a 20 de Julho de 2008 às 13:16
Olá. Isabel!
Isso de escrever não é um dom, é só um jeitinho...ah ah ah

Beijinhos


Comentar post

Mais sobre mim
Maio 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


Posts recentes

Este parte, aquele parte....

As fotos de 21 de Maio de...

O 21 de Maio de 2011

O meu terceiro livro (IV)

O meu terceiro livro (III...

O meu terceiro livro (II)

O meu terceiro livro (I)

É dos carecas que elas go...

Três meses depois...

As fotos de 15 de Maio de...

Arquivos

Maio 2013

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Outubro 2010

Agosto 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Outros blogs
Pesquisar neste blog